O Fenômeno Hallyu e o K-Pop
Hallyu, ou onda coreana, é o nome dado à popularização da cultura popular sul-coreana a partir dos anos 1990, em especial na Ásia. A onda coreana ganhou força com a exportação de K-dramas, tais como Autumn Fairy Tale, Winter Sonata e mais recentemente atingiu uma forte expressão mundial com Boys Over Flowers. Além das novelas, também tiveram sucesso filmes e música popular produzidos na Coréia do Sul e foi dentro dessa fenômeno que surgiu o K-Pop.
O K-Pop é um movimento artístico musical consistido de música eletrônica, hip hop, pop, rock e R&B originários da Coreia do Sul. Em adição a música, K-pop cresceu como uma popular subcultura entre adolescentes e jovens adultos pelo mundo todo, resultando em difundir interesse na moda e no estilo de grupos ídolos e cantores coreanos.
Através da presença de páginas de fãs no Facebook, disponibilidade no iTunes, perfis no Twitter, e vídeos de música no YouTube, a habilidade do K-pop de alcançar via, internet, um público antigamente inacessível está levando a uma mudança de paradigma na exposição e popularidade do gênero.
Anos 1990: Concepção e industrialização
A estreia do grupo Seo Tai-Ji & Boys em 1992 foi um ponto importante para a música popular na Coreia do Sul. Incorporando elementos de rap rock e techno. Duplas de hip hop como Deux também foram popular no começo de 1990.
A fundação da maior agência de talentos da Coreia do Sul, S.M. Entertainment, em 1995 pelo empresário Lee Soo Man levou aos primeiros girl grops e boy bands. No fim dos anos 90, YG Entertainment, DSP Media eJYP Entertainment entraram na cena e começaram a produzir talentos tão rápido quanto o público conseguia consumi-lo.
Grupos como S.E.S, Fin.K.L, H.O.T, Sechs Kies, G.O.D e Shinhwa tiveram muito sucesso nos anos 90. Durante esse período também houve a emergência do hip hop e R&B na Coreia, leando ao sucesso de artistas incluindo Drunken Tiger.
Anos 2000: Globalização
Hoje, aprendizagem é a estratégia universal para o sucesso de girl groups, boy bands e artistas solos na indústria do K-pop. Para garantir a alta probabilidade de sucesso do novo talento, as agências de talento totalmente subsidiam e supervisionam a vida profissional e a carreira dos trainees, normalmente gastando mais de $400,000 para treinar e lançar um novo artista. Através dessa prática de aprendizado, que normalmente dura dois anos ou mais, trainees afiam suas vozes, aprendem coreografias profissionais, esculpem a forma e o corpo através de exercícios e aprendem várias linguagens sem deixar a escola de lado.
K-pop está ganhando influência firmemente em mercados estrangeiros não-asiáticos, mais notavelmente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Em 2001, Kim Bum Soo se tornou o primeiro cantor coreano a entrar para o chart Billboard Hot 100 com seu single, "Hello Goodbye Hello". Eu um esforço para globalizar ainda mais o gênero, artistas coreanos então trabalhando cada vez mais com talento fora da Coreia. Nos Estados Unidos, artistas coreanos estão fazendo tours com artistas como os Jonas Brothers e colaborando com produtores bem conhecidos incluindo Kanye West, Teddy Riley, Diplo, Rodney Jerkins e Will.I.Am.
Artistas famosos
Os grupos de K-Pop podem ser diferenciados por sua grande qualidade de coreografias e algumas vezes, quantidade de membros. Como por exemplo a boyband Super Junior ou a girlband So Nyeo Shi Dae, que possuem 15 e 9 integrantes respectivamente.
Há também a presença de artistas solos. Os mais famosos e clássicos provavelmente são BoA, Rain e Lee Hyori. Mas, atualmente, muitos outros artistas vem se destacando no cenário do K-Pop, artistas como IU, Se7en e G.NA.
As boybands é outra característica do gênero. Grupos como DBSK, SS501, Big Bang e Super Junior, já possuem história pela Coréia e por toda a Ásia.
Recentemente entra em cena bandas como SHINee, B2ST, 2PM, 2AM, Infinite, U-KISS e MBLAQ que também estão ganhando fãs por todo o mundo. Já as girlbands So Nyeo Shi Dae, Wonder Girls, Brown Eyed Girls, 2NE1, miss A e f(x) são umas das mais famosas e bem sucedidas.
E fim! Se você chegou até aqui, parabéns, já pode se candidatar a uma vaga de diplomata da Coreia do Sul. :P No decorrer das lições eu abordareis mais tópicos sobre a cultura e socidedade coreana, dando uma maior ênfase nos costumes e regras sociais desse incrível país.
Nós vemos por lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário